Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
1 Planilha eletrônica I

1.11 Gráfico

Tendo gerado uma sucessão de valores numéricos, deseja-se, naturalmente, analisá-los para adquirir uma melhor compreensão do fenômeno estudado. Gráficos em geral facilitam bastante essa tarefa, e a planilha oferece vários tipos de gráficos.

Como exemplo, será construído o clássico diagrama p-V relativo à transformação do gás ideal.

Seleciona-se as células que contêm os dados que se deseja plotar e clica-se o item Gráfico do menu Inserir. Veja a captura de tela abaixo (Figura 1.11.1).

Image
Figura 1.11.1: Item de menu para a inserção de um gráfico na planilha.

Abre-se o Assistente de gráficos, que permite configurar vários aspectos do gráfico. Primeiro escolhe-se, dentre os vários tipos oferecidos, o tipo de gráfico desejado (clique Tipo de gráfico se já não for selecionado). Tem-se um conjunto de pares de valores (V, p); portanto, escolhe-se o tipo denominado XY (Dispersão). Nesta categoria, há quatro opções que determinam se vão ser mostrados apenas pontos representando os dados, e/ou linhas juntando estes pontos. Escolhe-se, por exemplo, Pontos e linhas. Veja a captura de tela abaixo (Figura 1.11.2).

Image
Figura 1.11.2: A janela Assistente de gráficos, na qual foi escolhido o tipo de gráfico.

O próximo passo no assistente de gráfico permite especificar o intervalo de dados a serem plotados. No presente exemplo, isto já está feito, pois as células correspondentes foram selecionadas antes de inserir o gráfico. Basta verificar que está certo. Veja a captura abaixo (Figura 1.11.3).

Image
Figura 1.11.3: É mostrado o Intervalo de dados, para a escolha dos dados a serem usados.

O passo seguinte analisa mais em detalhes a Série de dados. A janela de diálogo, mostrada na Figura 1.11.4, indica os endereços das células que contêm os valores de X (abcissa) e Y (ordenada). Por padrão, a planilha supõe que a primeira coluna selecionada (coluna A no nosso caso) contém os valores de X e a segunda (coluna B) os valores de Y. Queremos o contrário, pois no diagrama p-V, coloca-se em abscissa o volume V, que está na coluna B, e em ordenada a pressão p, que está na coluna A. Edita-se, então, os endereços, como indicado na captura de tela da Figura 1.11.4.

Image
Figura 1.11.4: É mostrada a edição dos endereços dos dados de pressão (Y) e volume (X).

Por fim, pode-se configurar alguns Elementos do gráfico. Em especial, pode-se digitar um título para este, assim como informar as notações e unidades para as quantidades associadas aos eixos. No presente caso, tem-se apenas um conjunto de dados e não há necessidade de uma legenda. Configura-se, então, o gráfico como indicado na captura de tela abaixo (Figura 1.11.5). Escolhe-se o título Transformação geral, para indicar que as taxas de aquecimento e de compressão têm valores quaisquer. Transformações mais específicas serão consideradas posteriormente.

Image
Figura 1.11.5: A aba Elementos do gráfico, onde foram digitados o título e as legendas dos eixos.

Ao apertar o botão Concluir, a planilha gera o gráfico mostrado abaixo (Figura 1.11.6).

Image
Figura 1.11.6: O gráfico gerado, ainda precisando de melhoria na sua apresentação.
Algumas melhorias são claramente desejáveis. Elas podem ser realizadas entrando no modo de edição do gráfico com um clique duplo em cima deste. Neste modo, passando o mouse em cima de um elemento do gráfico, você poderá ver um balão contendo uma breve descrição do elemento em questão, e ao clicar o botão direito do mouse, aparecerá um menu contextual de configuração deste elemento. Isto é mostrado na captura de tela abaixo (Figura 1.11.7), para o caso dos pontos que representam os dados.
Image
Figura 1.11.7: O menu contextual aberto por um clique do botão direito do mouse, sobre um elemento do gráfico, permite configurar este elemento. Aqui se pretende modificar as propriedades do objeto (no caso, uma série de dados).
A captura de tela abaixo (Figura 1.11.8) mostra a janela de diálogo que se abre ao escolher o item Propriedades do objeto no menu contextual. Foi modificado o tipo e o tamanho do ícone associado a cada ponto. Também foi ajustada a espessura da linha que junta os pontos.
Image
Figura 1.11.8: Janela de diálogo para configurações adicionais da representação dos dados.

Pode-se proceder de maneira semelhante com os outros elementos do gráfico. Por exemplo, se no modo de edição do gráfico, clica-se o botão direito do mouse em cima do eixo das ordenadas, abre-se a janela de diálogo mostrada abaixo (Figura 1.11.9). A aba selecionada permite ajeitar a escala do eixo. Outros aspectos podem ser modificados selecionando uma das outras abas.

Image
Figura 1.11.9: A janela de diálogo para a configuração de um eixo do gráfico permite definir a escala usada, bem como outras propriedades.

A captura de tela abaixo (Figura 1.11.10) mostra a planilha exemplo com o gráfico configurado de maneira aceitável. Faça as manipulações necessárias para chegar a um resultado semelhante, ou melhor!

Image
Figura 1.11.10: A planilha com o gráfico adequadamente configurado.