Orientações gerais

O projeto final do curso de Métodos Computacionais para Licenciatura consiste na elaboração de uma unidade didática REA. Esta unidade deve ser composta de

• Guia de atividades do aluno
  • Guia do professor
  • Uma resposta exemplar para a atividade do aluno

Características esperadas da unidade didática

• Guia do professor descreve como o professor deverá conduzir as atividades. Este guia lista os conteúdos de física abordados na unidade didática e os objetivos que serão atingidos dentro deste conteúdo (habilidades e competências). Contém uma tabela de correspondência contendo objetivos, ações para atingir o objetivo, e formas de avaliação do aluno frente a cada objetivo.
  • Ilustrações do fenômeno físico, experimento ou condição experimental realizada em Inkscape.
  • Deve descrever modelo e apresentá-lo com equações em LaTeX
  • Realização de cálculo numérico com ao menos dois resultados expostos na forma de tabelas e outros dois na forma de gráficos. Alternativas a estas podem ser utilizadas mediante concordância do professor.
  • Guia do aluno deve conter ao menos uma atividade computacional
  • Usar materiais de terceiros devidamente creditados
  • Devidamente licenciada

Avaliação

• Domínio sobre os códigos python que geram gráficos e tabelas. Na ocasião da apresentação serão feitas perguntas sobre o funcionamento dos programas apresentados.
  • Imagens criadas no Inkscape: Os arquivos fonte .svg deverão ser publicados juntamente com a unidade didática.
  • Formatação: uso adequado da formação markdown com listas e numerações, cabeçalhos, links externos, código fonte devidamente identificado. Equações em LaTeX.
  • Unidade publicada deve conter folha de rosto (página principal) indicando o autor, a licença e a lista de materiais da unidade com links para cada parte com suas versões HTML e respectivas fontes (.svg, .ipynb, .ino, .blend, …). A unidade didática deve ser legível a partir de um navegador web.

Tarefa 1: Elaborar tabela de conteúdos a serem abordados na unidade didática, objetivos a serem atingidos, ações e formas de avaliação de cada objetivo

Prazo: aula do dia 23/10/2018.

Tarefa 2: Elaborar ilustrações em Inkscape e equações em LaTeX incorporados em Jupyter Notebook

Prazo: aula do dia 25/10/2018.

Tarefa 3: Planejamento de códigos numéricos e gráficos a serem realizados

Prazo: aula do dia 30/10/2018.

Tarefa 4: Implementar códigos descritos na tarefa anterior: criar tabelas e gráficos

Prazo: aula do dia 06/11/2018.

Tarefa 5: Elaborar Guia do Aluno em Jupyter Notebook

Prazo: aula do dia 13/11/2018.

Tarefa 6: Elaborar Guia do Professor em Jupyter Notebook

Prazo: aula do dia 20/11/2018.

Tarefa 7: Elaborar resposta exemplar às atividades dos alunos

Prazo: aula do dia 27/11/2018.

Tarefa 8: Publicar e apresentar unidade didática para a turma

Prazo: aula do dia 04/12/2018. Unidades didáticas serão publicadas neste dia e cópia digital e entregue ao professor. Ordem das apresentações definida por sorteio.

Instruções de entrega das tarefas

Cada aluno irá compartilhar um conjuto de Jupyter Notebooks com o professor utilizando a plataforma Sandstorm. Passos:

1. Carregue um Notebook a partir deste modelo (vide restaurar backup abaixo).
  2. Altere no nome do Grão: insira seu nome no título
  3. Compartilhe-o com o professor seguindo as orientações de compartilhamento, abaixo.
  4. Para entregar cada tarefa, realize um backup do Notebook, baixando o aquivo. zip e envie ao professor por e-mail dentro do prazo estimado para cada etapa. Caso o arquivo fique muito grande para envio por email, buscaremos alternativas.

Não se abstenha de melhorar os materiais entregues nas tarefas durante a execução do projeto. A integralidade e consistência do material entregue na unidade didática será avaliada de forma independente das tarefas individuais. É natural que ocorram mudanças entre a entrega de cada tarefa do projeto final.

Backup

Utilize a ferramenta de backup do menu do Sandstorm para realizar uma cópia de segurança dos seus projetos:

Backup

A entrega das tarefas consistirá no envio de um destes backups ao professor dentro do prazo estipulado.

Restaurando Backup

É possível criar novos grãos a partir de backups. Escolha Restore Backup e escolha o arquivo .zip fornecido pelo professor ou backup realizado por você.

Rastaura

Para compartilhar algum grão utilize o menu Share access.

Digite o nome de usuário ou e-mail do destinatário para compartilhar acesso.

Limitações do Notebook

• Os títulos dos notebooks não podem conter caracteres acentuados, inclusive ‘ç’

Alerta

O computador no qual o sistema está instalado é mantido pelo professor. Não é realizado backup periódico, de forma que cada aluno é responsável por manter uma cópia de backup do seu trabalho.