Orientações Iniciais

Neste curso utilizaremos atividades de discussões em grupo. Utilizaremos um método progressivo de discussão, iniciando com

  • Discussões em duplas, seguido pela
  • fusão de duplas,
  • fusão de quartetos,
  • Apresentação do resultado para o grande grupo

Perguntas de hoje

Questão 1) Como e porque utilizar computadores no ensino de física?

Questão 2) Descreva e justifique as vantagens, desvantagens e limitações do uso de computadores no ensino de física

Questão 3) O que é uma simulação?

Resultado das discussões de hoje

Apenas uma resposta para cada questão em função do pequeno número de presentes.

Grupo 1

Questão 1)

Duas formas principais distintas:

a) Professor(a) com um único computador em sala de aula expondo o conteúdo aos alunos(as): pode ser realizada apresentações em slides, exposição de vídeos ou sites, por exemplo.

b) Laboratório com computador para alunos(as) poderem praticar e interagir: podem ser utilizados softwares, plataformas, fóruns, simulações, entre outros.

  • Por que? (foi “fundida” com a questão 2.a, em relação às vantagens da aplicação de computadores em sala de aula)

Familiaridade do(a) aluno(a) com informática/computador/aparelhos digitais: facilita tanto à motivação dos(as) alunos(as) quanto à familiarização destes(as) com estas ferramentas;

orna conceitos abstratos (muitos fenômenos físicos) mais palpáveis (facilita a visualização do(a) aluno(a));

Otimização do tempo em sala de aula: muitos conteúdos que para serem transcritos em quadro levariam uma relativa grande quantidade de tempo de sala de aula(como desenhos e gráficos) podem ser rapidamente expostos através do computador;

Autonomia do(a) aluno(a): é possível o(a) próprio(a) aluno(a) “navegar” por sites ou softwares de acordo com sua própria motivação e criatividade, tornando-o(a) mais autônomo(a) em relação à sua aprendizagem;

Questão 2)

a) Vide resposta da questão 1

b) Desvantagem:

O ambiente de sala de aula com o uso de computador, principalmente em salas com muitos(as) alunos(as) pode se tornar facilmente dispersivo e de difícil “controle”;

A aula pode se tornar monótona: se o(a) professor(a) não souber administrar a aula, esta pode se tornar monótona devido à alta carga de conteúdo exposta em pouco tempo (principalmente em aulas com apresentação de slides);

Em relação à desvantagem do uso do próprio método computacional, é que este trata-se essencialmente de um modelo, e, portanto, de uma representação limitada dos fenômenos físicos. Isto pode acarretar em confusões na compreensão dos(as) alunos(as).

c) Limitações: em especial em relação às limitações físicas do uso do computador em sala de aula

Infraestrutura do ambiente escolar (necessita de alto investimento para compra de equipamentos);

Necessidade de suporte técnico (é comum quando se trata de equipamentos com vida útil limitada).

Questão 3)

Simulação: Trata-se de uma tentativa de representação de fenômenos físicos através da formulação de modelos, com possibilidade de variação de parâmetros.