Resumo das atividades de hoje no Curso on-line de Introdução ao Blender de Gustavo Rosa.

Interface Blender

  • Orbit (pressionar botão scroll)
  • Zoom (girar scrool)
  • Pan (Shift-scroll)
  • Vista ortográfica, perspectiva e teclas numpad

Seleção de objetos

  • Mouse
    • ‘Shift’ para selecionar vários ítens
    • ‘Ctrl’ para selecionar numa área a ser desenhada
    • Selecionar tudo (tecla ‘a’)
    • box (tecla ‘b’)
    • “pincel” de selção (‘c’ e scroll muda raio do pincel)
  • Outliner (editor)

Centralizar objetos e rotacionar

  • Tecla ‘home’ centraliza objeto selecionado no centro da tela
  • Opção de girar ao redor da seleção (User Preferences -> interface -> rotate around selection)

Mover e rotacionar objetos

  • Valores numéricos na região de propriedades (ícone ‘+’ na direita do 3D view ou tecla ‘n’)
  • Manipuladores
  • teclas de atalho: ‘g’ (grab), ‘r’ (rotate), ‘s’ (scale)
    • Acompanhada de restrições ‘x’, ‘y’, ‘z’

Limpar e aplicar transformações

  • Ver alteração dos parâmetros do objetos ao mover, rotacionar e dimencionar (tecla ‘n’) para abrir o menu.
  • Limpar transformações do objeto (Objects -> Clear)
  • Aplicar transformaçõies do objeto: define referencial do objeto (Objects -> Apply)

Criar e apagar objetos

  • Apagar objetos: Del (tecla), x (tecla), Delete (botão na prateleira de ferramentas - tecla ‘t’ ou icone ‘+’ da esquerda)
  • Criar objetos: Shift-‘a’.
  • Configurações iniciais dos objetos (Operator panel)
  • Posicionar cursos 3D no centro: Shift-‘c’
  • Duplicar objetos
    • Copiar e Colar (Ctrl-‘c’ e Ctrl-‘v’)
    • Duplicate na prateleira de ferramentas (cria cópia e inicia a movimentação do objeto)
    • Shift-‘d’ (cria cópia e inicia a movimentação do objeto)

Exemplos

Modificadores

  • Matrizes de objetos (Properties -> Modifiers -> Array)

Câmeras

  • Numpad 0 para visualizar enquadramento da Câmera
  • Dividir 3D view em duas para ver vista da câmera e outro ponto de vista para edição
  • Editar características da câmera (Properties -> Câmera)
  • Adicionar câmera (Shift-‘a’) e definir câmera ativa (Ctrl-Numpad ‘0’)
  • Ctrl-Alt-Numpad ‘0’ - Move câmera ativa para visão atual

    Modelagem de objetos (Avançado)

  • Modo de edição (acesso aos vértices)
  • Inserir e remover arestas
  • Ferramentas de modelagem

Renderização

  • Rederizar com F12 ou botão
  • Salvar imagens estáticas no menu (Image -> Save as) ou F3 na janela de visualização da Renderização
  • Configurar resolução da imagem

Iluminação

  • Tipos de luzes: ponto, sol, spot, hemi, area
  • Environment lightning

Materiais

  • Cor difusiva
  • Cor especular
  • Emitância

Animações