Resumo das atividades de hoje no Curso on-line de Introdução ao Blender de Gustavo Rosa.
Interface Blender
- Áreas do espaço de trabalho
- Dividir e mesclar áreas com botões dos cantos superiores direitos e inferiores esquerdos
- Editores e seletor de tipo de editor
- 3D view, Outliner, Properties (timeline - avançado)
Navegação no ambiente 3D
- Orbit (pressionar botão scroll)
- Zoom (girar scrool)
- Pan (Shift-scroll)
- Vista ortográfica, perspectiva e teclas numpad
Seleção de objetos
- Mouse
- ‘Shift’ para selecionar vários ítens
- ‘Ctrl’ para selecionar numa área a ser desenhada
- Selecionar tudo (tecla ‘a’)
- box (tecla ‘b’)
- “pincel” de selção (‘c’ e scroll muda raio do pincel)
- Outliner (editor)
Centralizar objetos e rotacionar
- Tecla ‘home’ centraliza objeto selecionado no centro da tela
- Opção de girar ao redor da seleção (User Preferences -> interface -> rotate around selection)
Mover e rotacionar objetos
- Valores numéricos na região de propriedades (ícone ‘+’ na direita do 3D view ou tecla ‘n’)
- Manipuladores
- teclas de atalho: ‘g’ (grab), ‘r’ (rotate), ‘s’ (scale)
- Acompanhada de restrições ‘x’, ‘y’, ‘z’
Limpar e aplicar transformações
- Ver alteração dos parâmetros do objetos ao mover, rotacionar e dimencionar (tecla ‘n’) para abrir o menu.
- Limpar transformações do objeto (Objects -> Clear)
- Aplicar transformaçõies do objeto: define referencial do objeto (Objects -> Apply)
Criar e apagar objetos
- Apagar objetos: Del (tecla), x (tecla), Delete (botão na prateleira de ferramentas - tecla ‘t’ ou icone ‘+’ da esquerda)
- Criar objetos: Shift-‘a’.
- Configurações iniciais dos objetos (Operator panel)
- Posicionar cursos 3D no centro: Shift-‘c’
- Duplicar objetos
- Copiar e Colar (Ctrl-‘c’ e Ctrl-‘v’)
- Duplicate na prateleira de ferramentas (cria cópia e inicia a movimentação do objeto)
- Shift-‘d’ (cria cópia e inicia a movimentação do objeto)
Exemplos
- Boneco de Neve
- Mesa e cadeira (transformação de objetos pelos valores numéricos)
- Trem (transformação pelos atalhos)
Modificadores
- Matrizes de objetos (Properties -> Modifiers -> Array)
Câmeras
- Numpad 0 para visualizar enquadramento da Câmera
- Dividir 3D view em duas para ver vista da câmera e outro ponto de vista para edição
- Editar características da câmera (Properties -> Câmera)
- Adicionar câmera (Shift-‘a’) e definir câmera ativa (Ctrl-Numpad ‘0’)
- Ctrl-Alt-Numpad ‘0’ - Move câmera ativa para visão atual
Modelagem de objetos (Avançado)
- Modo de edição (acesso aos vértices)
- Inserir e remover arestas
- Ferramentas de modelagem
Renderização
- Rederizar com F12 ou botão
- Salvar imagens estáticas no menu (Image -> Save as) ou F3 na janela de visualização da Renderização
- Configurar resolução da imagem
Iluminação
- Tipos de luzes: ponto, sol, spot, hemi, area
- Environment lightning
Materiais
- Cor difusiva
- Cor especular
- Emitância
Animações
- Introdução (Princípios da animação e Keyframes)
- Keyframes e configurações da animação
- Adicionar keyframes (Animation -> Insert Keyframe) ou Tecla-‘i’
- Shift-‘i’
- Auto Keyframe