Orientações gerais

O projeto final do curso de Métodos Computacionais para Licenciatura consiste na elaboração de uma unidade didática REA. Esta unidade deve ser composta de

• Guia de atividades do aluno
  • Guia do professor
  • Uma resposta exemplar para a atividade do aluno

Características esperadas da unidade didática

• Guia do professor descreve como o professor deverá conduzir as atividades. Este guia lista os conteúdos de física abordados na unidade didática e os objetivos que serão atingidos dentro deste conteúdo (habilidades e competências). Contém uma tabela de correspondência contendo objetivos, ações para atingir o objetivo, e formas de avaliação do aluno frente a cada objetivo.
  • Ilustrações do fenômeno físico, experimento ou condição experimental realizada em Inkscape.
  • Deve descrever modelo e apresentá-lo com equações em LaTeX
  • Realização de cálculo numérico com ao menos dois resultados expostos na forma de tabelas e outros dois na forma de gráficos. Alternativas a estas podem ser utilizadas mediante concordância do professor.
  • Guia do aluno deve conter ao menos uma atividade computacional
  • Usar materiais de terceiros devidamente creditados. Isto é, você deverá incorporar no seu projeto uma imagem de terceiro que está licenciada de forma adequada para reuso. Deverá dar os créditos devidos.
  • A unidade didática deverá estar devidamente licenciada.

Avaliação

• Domínio sobre os códigos python que geram gráficos e tabelas. Na ocasião da apresentação serão feitas perguntas sobre o funcionamento dos programas apresentados.
  • Imagens criadas no Inkscape: Os arquivos fonte .svg deverão ser publicados juntamente com a unidade didática.
  • Formatação: uso adequado da formação markdown com listas e numerações, cabeçalhos, links externos, código fonte devidamente identificado. Equações em LaTeX.
  • Unidade publicada deve conter folha de rosto (página principal) indicando o autor, a licença e a lista de materiais da unidade com links para cada parte com suas versões HTML e respectivas fontes (.svg, .ipynb, .ino, .blend, …). A unidade didática deve ser legível a partir de um navegador web.

Tarefa 10

Descrição da atividade: Elaborar tabela de conteúdos a serem abordados na unidade didática, objetivos a serem atingidos, ações e formas de avaliação de cada objetivo

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 12/06/2019.

Forma de entrega: Crie um post para a Tarefa 10 e envie a URL do post ao professor, por e-mail.

Tarefa 11

Descrição da atividade: Elaborar as ilustrações em Inkscape e listar as equações em LaTeX necessárias para a unidadede didática. Incorpore tudo em um Jupyter Notebook. Utilize ao menos uma imagem que incorpore os resultados de um gráfico gerado em python no Inkscape. Para isto, salve a imagem o matplotlib em ‘.svg’, carrege no Inkscape e seja criativa(o).

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 17/06/2019.

Forma de entrega: Crie um post para a Tarefa e envie a URL do post ao professor, por e-mail.

Tarefa 12

Descrição da atividade: Planejamento de códigos numéricos e gráficos a serem realizados. Os gráficos svg devem conter ao menos um elemento importado de um gráfico do matplotlib e um objeto geométrico tipo caminho editado pelos seus nós (curva de Bézier). Implementar códigos descritos, criar tabelas e gráficos

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 24/06/2019

Tarefa 13

Descrição da atividade: Elaborar Guia do Aluno em Jupyter Notebook

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 26/06/2019

Tarefa 14

Descrição da atividade: Elaborar Guia do Professor em Jupyter Notebook

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 01/07/2019

Tarefa 15

Descrição da atividade: Elaborar resposta exemplar às atividades dos alunos.

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 03/07/2019.

Entrega Projeto 2

Descrição da atividade: Publicar e apresentar unidade didática para a turma. Unidades didáticas serão publicadas neste dia e cópia digital e entregue ao professor. Ordem das apresentações definida por sorteio.

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 08/07/2019

Forma de entrega: Crie um post para o Projeto 2 do curso e envie a URL do post ao professor, por e-mail.

Observações

Não se abstenha de melhorar os materiais entregues nas tarefas durante a execução do projeto. A integralidade e consistência do material entregue na unidade didática será avaliada de forma independente das tarefas individuais. É natural que ocorram mudanças entre a entrega de cada tarefa do projeto final.

Backup

Utilize a ferramenta de backup do menu do Sandstorm para realizar uma cópia de segurança dos seus projetos:

Backup

Restaurando Backup

É possível criar novos grãos a partir de backups. Escolha Restore Backup e escolha o arquivo .zip fornecido pelo professor ou backup realizado por você.

Rastaura

Para compartilhar algum grão utilize o menu Share access.

Digite o nome de usuário ou e-mail do destinatário para compartilhar acesso.

Limitações do Notebook

• Os títulos dos notebooks não podem conter caracteres acentuados, inclusive ‘ç’

Alerta

O computador no qual o sistema está instalado é mantido pelo professor. Não é realizado backup periódico, de forma que cada aluno é responsável por manter uma cópia de backup do seu trabalho.