INGRESSO

Mestrado

A inscrição para o Mestrado pode ser feita em qualquer época do ano, conforme o Edital Permanente para Ingresso no Mestrado. Inscrições recebidas até o dia 15 de cada mês concorrem ao ingresso no mês subsequente.
●A inscrição para o Mestrado deve seguir as instruções do Edital do PPGFís.
●A inscrição no EUF não implica na inscrição automática para o Processo Seletivo do PPGFís da UFRGS.
●A inscrição no processo seletivo para o PPGFís também não implica na inscrição automática para o EUF.

 Ingresso Mestrado | Edital
 Ingresso Mestrado (versão em inglês) | Edital
● Bolsas de Mestrado | Edital

Doutorado

A inscrição para o Doutorado pode ser feita em qualquer época do ano, conforme o Edital Permanente para Ingresso no Doutorado. Inscrições recebidas até o dia 15 de cada mês concorrem ao ingresso no mês subsequente.

  Ingresso Doutorado | Edital
  Ingresso Doutorado (versão em inglês) | Edital

Prazos para inscrições

Data para inscrição na seleção do curso de Mestrado: dia 15 de cada mês (fluxo contínuo)

Instruções detalhadas para as inscrições podem ser encontradas no Edital de ingresso. Para se inscreverem, os candidatos devem ter se submetido ao Exame Unificado de Física (EUF) previamente. Outros exames de avaliação, como o GRE ou Uniposrio, poderão ser aceitos conforme tabela de equivalência. Existe um número limitado de bolsas das agências de fomento CNPq e CAPES. Um estudante de Mestrado no IF/UFRGS deve fazer pesquisa e ao final de 2 anos, apresentar uma dissertação. Além da dissertação, os estudantes devem cumprir 16 (dezesseis) créditos na forma de disciplinas.

Data para inscrição na seleção do curso de Doutorado: dia 15 de cada mês (fluxo contínuo)

Maiores informações e instruções para as inscrições podem ser encontradas no Edital. Um estudante de Doutorado deve fazer pesquisa e ao final de 4 (quarto) anos apresentar uma tese e artigos peer-reviewed. Além disso, um número de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas da pós-graduação deve ser satisfeito. Existe um número limitado de bolsas das agências de fomento CNPq e CAPES. Para concorrer às bolsas das agências de fomento, os candidatos devem ter feito o Exame Unificado de Física (EUF) previamente. Outros exames de avaliação, como o GRE ou Uniposrio, poderão ser aceitos conforme tabela de equivalência.

Os(as) orientadores(as) do PPGFís atuam em diferentes linhas de pesquisa em Física.

Dúvidas sobre o PPGFís e entrada no Programa de Pós-Graduação em Física (Mestrado ou Doutorado) devem ser direcionadas para o endereço de e-mail cpgfis@if.ufrgs.br.