Perguntas Frequentes

Como funciona o edital de fluxo contínuo?

Os editais de fluxo contínuo para inscrições no Mestrado/Doutorado do Programa de Pós-graduação em Física da UFRGS funcionam de forma intermitente durante todo o ano, dessa forma, o período aberto para inscrições compreende os 15 primeiros dias do mês atual e a segunda quinzena do mês anterior, conforme consta no item “– DO CRONOGRAMA-“ em respectivos editais de MESTRADO e DOUTORADO. Por exemplo, para ingresso no mês de Novembro, são consideradas as inscrições do dia 16 de Setembro até o dia 15 de Outubro.

Posso participar da seleção sem ter concluído o mestrado/doutorado?

Para a inscrição sim, porém deve portar o diploma de Graduação ou título de Mestre em Física ou áreas afins até a data de matrícula definida no respectivo edital. O candidato(a) também deve estar ciente que para concorrer ao Mestrado/Doutorado deve ter realizado o EUF (Exame Unificado de Pós-Graduações) ou outros exames equivalentes antes do momento da inscrição. Para candidatos(as) que ainda não completaram o Mestrado são aceitas inscrições desde que a data de julgamento da dissertação esteja oficialmente definida para o mês em que é apresentada a inscrição ou para a primeira quinzena do mês seguinte.

Qual a classificação mínima no EUF para participar da seleção do PPGFÍS?

Conforme o edital de ingresso no Mestrado, existem duas modalidades:

1° Modalidade AU (Acesso Universal):

  • Aqueles(as) candidatos(as) que obtiveram colocação no 3° ou 4° quartil do EUF (se GRAU EUF for maior ou igual à 1,5).

2° Modalidade ARV (Acesso por Reserva de Vaga):

  • Só podem concorrer à vaga se tiverem o GRAU FINAL (média ponderada entre o GRAU EUF, o GRAU DISCIPLINAS BÁSICAS e a ENTREVISTA) maior ou igual à 1,5.

Para o Doutorado ( constituído apenas a modalidade de acesso universal (AU)) existem duas formas de ingresso:

1° – Ingresso ao Doutorado para concluintes do Mestrado:

  • Não é exigido nota mínima no EUF, inclusive  apresentar o exame nota zero.

2° – Ingresso direto ao Doutorado (sem ter feito Mestrado):

  • Os(as) candidatos(as) devem ter obtido uma colocação nos quartis superiores (3° ou 4° quartil) do exame.
É necessário indicar um orientador para ingressar no curso de mestrado ou doutorado?

Para efetivar a inscrição no Doutorado o(a) candidato(a) deverá ter um(a) orientador(a) aprovado(a) dentre os(as) credenciados(as) no PPGFís/UFRGS, para que o(a) oriente durante o Curso de Doutorado na organização e execução de um Plano de Doutorado. Já para os candidatos(as) ao Mestrado, a aprovação do Plano de Mestrado e da orientação deve ocorrer até seis meses após o seu ingresso como aluno regular no Programa

Fiz todo o processo de inscrição para ingresso no mestrado/doutorado, como sei se fui aprovado?

Conforme o cronograma de divulgação dos processos de ingresso do Mestrado e Doutorado, todos os resultados referentes aos respectivos editais serão publicados no site do Programa de Pós-graduação em Física da UFRGS.

O ingresso nos cursos de mestrado ou doutorado garante o recebimento de bolsa?

Não, as indicações de bolsas são realizadas conforme disponibilidade e distribuídas a partir do ordenamento. O número de bolsas disponíveis para os cursos do PPGFís/UFRGS é variável na medida em que ocorrem as liberações de bolsas dos trabalhos ora em andamento e devida liberação dos órgãos de fomento (CAPES/CNPq)

Tenho formação academica fora da área da física, posso me candidatar ao mestrado/doutorado mesmo assim?

Em caso de se tratar de alunos de áreas afins à Física, a inscrição será avaliada e poderá ser homologada ou não, a critério da Comissão de Seleção.

Qual a validade do exame EUF?

Para fins de edital, o período de validade desse exame prestado pelo candidato(a) compreende:

  • Mestrado: últimas seis edições do EUF.
  • Doutorado: últimas dez edições do EUF.

Perguntas Frequentes

Quanto tempo tenho para apresentar o plano de mestrado?

O Plano de Trabalho, elaborado pelo aluno e um dos orientadores credenciados do Programa deve ser submetido à aprovação da CPG até seis meses após o seu ingresso como aluno regular no Programa.

Qual o prazo para conclusão dos cursos de mestrado e doutorado?

A duração regular do curso de Mestrado é de 24 meses e a do curso de Doutorado é de 48 meses, sendo admitida a permanência máxima por 30 meses e 60 meses, respectivamente. Os estudantes que não tiverem concluído os respectivos cursos nos prazos estabelecidos serão desligados do Programa de Pós-Graduação.

Apenas em casos excepcionais, devidamente justificados pelo aluno e seu orientador, a CPG poderá estabelecer prazos maiores.

Como elaborar o plano de mestrado/doutorado?

O plano de mestrado/doutorado deve conter os seguintes dados:

  • Título;
  • Nome do Estudante;
  • Nome do Orientador em potencial;
  • Nome do Co-orientador em potencial (se houver);
  • Resumo;
  • Deve ser estruturado com introdução, desenvolvimento e considerações finais;
  • Bibliografia;
  • Não é exigido número mínimo de páginas.

Demais orientações:

  • O plano deve apresentar o problema a ser estudado com clareza, demonstrando sua relevância, apresentando aspectos originais;
  • O orientador deve possuir trabalhos em andamentos ou publicações no tema, justificando no caso de ausência de publicações;
  • Caso haja co-orientador, deve acrescentar justificativa para complementaridade.
Quais os requisitos para obtenção do título no curso de mestrado?
  • Permanecer pelo período mínimo de um ano como estudante regularmente matriculado no curso de Mestrado;
  • Completar os créditos (mínimo de 16 créditos), sendo:
    • mínimo de 12 créditos em Disciplinas Formativas;
    • máximo de 4 créditos em Disciplinas Especializantes;
    • máximo de 2 créditos na disciplina “Estágio Docente I”.
  • Ser aprovado em exame de língua inglesa realizado sob a responsabilidade do Instituto de Letras da UFRGS;
  • Obter a aprovação da Dissertação de Mestrado.
Quais os requisitos para obtenção do título no curso de doutorado?
  • Permanecer pelo período mínimo de dois anos como estudante regularmente matriculado no curso de Doutorado;
  • Completar os créditos (mínimo de 24 créditos, podendo ser computados créditos obtidos no Mestrado, a critério da CPG), sendo:
    • 4 créditos na Disciplina Formativa obrigatória: “Mecânica Quântica”;
    • mínimo de 12 créditos em outras Disciplinas Formativas;
    • máximo de 4 créditos nas disciplinas “Estágio Docente I” e “Estágio Docente II”;
    • demais créditos necessários em Disciplinas Especializantes.
  • Ter sido aprovado em dois exames de línguas estrangeiras, sendo um deles obrigatoriamente o de língua inglesa e o outro a ser escolhido pelo candidato entre os de língua alemã, espanhola, francesa ou italiana, realizados sob a responsabilidade do Instituto de Letras da UFRGS;
    • Alunos estrangeiros que estejam cursando o doutorado podem utilizar o exame de proficiência em língua portuguesa como segunda língua, conforme resolução específica.
  • Ser aprovado no Exame de Qualificação
  • Ter pelo menos uma publicação referente ao trabalho de Doutorado, com aceite final, em revista com corpo editorial, arbitrada e indexada no Scientific Citation Index-SCI
  • Obter a aprovação da Tese de Doutorado
Posso aproveitar créditos de disciplinas cursadas no mestrado em outras instituições de ensino?

Sim. O procedimento para solicitação de aproveitamento de crédito é feito de forma eletrônica, no qual o discente deve preencher o formulário e enviar juntamente os seguintes documentos:

  1. histórico escolar completo;
  2. programa detalhado das disciplinas cursadas (com ementa e bibliografia).

Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail da CPG (cpgfis@if.ufrgs.br).

Mais informações podem ser encontradas acessando a página de “Aproveitamento de créditos” no site do PPGFís.

Quais os procedimentos para homologação de dissertação/tese?

O prazo para homologação de dissertação/tese é de 90 dias. Para solicitar a homologação, é necessário enviar os seguintes documentos à CPG:

  • Cópia eletrônica da Tese ou Dissertação, em PDF;
  • Via do Termo de Autorização (TA) para Disponibilidade de Tese ou Dissertação no Lume – Repositório Digital da UFRGS;
  • Carta do orientador dizendo que TODAS as correções sugeridas pela banca foram feitas;
  • Cópia do CPF e da Carteira de Identidade (RG), para conferência do nome do titulado, data de nascimento e naturalidade (este dado não consta na CNH);
  • Documento que comprove a alteração de nome do titulado, quando for o caso;
  • Cópia do diploma anterior (frente e verso): da graduação (no caso de homologação de mestrado), ou do mestrado (no caso de homologação de doutorado).

Para mais informações, acesse a página sobre “homologação de teses/dissertações” no site do PPGFís.

Como faço para solicitar meu diploma?

Depois de homologada a Tese/Dissertação pela Secretaria do PPGFís e da confirmação de recebimento pela Biblioteca do IF, o aluno pode solicitar o seu diploma de Mestrado/Doutorado via Portal do Aluno, no menu ‘Solic. de diploma’. O aluno pode fazer a verificação do andamento do processo e imprimir um atestado de pedido de diploma, com o estágio atual de processamento, via Portal. 

NOVO PROTOCOLO DE RETIRADA DO DIPLOMA: A partir de 17/01/2022, a TUA UFRGS será o setor responsável pela entrega dos diplomas de mestrado e doutorado.

Qual o procedimento para solicitação de afastamento para participação em evento ou estudo em instituição externa?

Para solicitar afastamento, o aluno deverá enviar carta à CPG, com ciência do orientador, justificando a relevância da participação no evento/estudo para sua pesquisa. O afastamento deve ser aprovado pela CPG.

Qual o procedimento para solicitação de auxílio para participar de evento/curso relevante para a área de pesquisa?

A solicitação de auxílio financeiro para participação em evento científico, deve ser feita enviando uma carta para o e-mail da CPG (cpgfis@if.ufrgs.br) com os seguintes dados:

  • Descrição do evento;
  • Justificativa: relevância da participação no evento para sua área de pesquisa;
  • valor estimado (descrevendo valor de inscrição, diárias, etc.)
  • Ciência do orientador.

Lembrando que o auxílio é concedido após aprovação da CPG e pago mediante REEMBOLSO

Após a participação, o aluno deve enviar os seguintes documentos:

Via e-mail em anexo para CPG (cpgfis@if.ufrgs.br):

– comprovantes de pagamentos e participação no evento
– cópia do seu RG
No e-mail também deve conter a agencia e conta do Banco do Brasil para que seja feito o depósito.

No e-mail também deve conter a agencia e conta do Banco do Brasil para que seja feito o depósito.

Via documento físico (Apresentado ao PPGfÍS):

– Modelo A  que deve ser impresso e assinado no campo “Assinatura do Prestador de Serviço”.

Como funciona a matrícula para estágio docente em disciplinas de graduação e pós-graduação?

Alunos interessados em realizar Estágio de Docência em disciplinas de GRADUAÇÃO deverão apropriar seus planos no Portal do Aluno (o passo a passo pode ser visto nesse link) até o final das matrículas.

Para os(as) alunos(as) que forem atuar em disciplinas de PÓS-GRADUAÇÃO é exigido do Professor(a) da disciplina de Pós-Graduação onde será realizado o estágio, a entrega (na Secretaria do PPGFís) de um plano de trabalho a ser realizado na disciplina, com o nome do professor(a) que supervisionará este estágio. Com o plano aprovado, o aluno(a) será matriculado(a) pela Secretaria do PPGFís em Estágio Docente.

A CPGFís terá que fazer a avaliação e a aprovação dos planos de trabalho dos pós-graduandos nas disciplinas de Pós-Graduação (enviados por e-mail para cpgfis@if.ufrgs.br).

Perguntas Frequentes

Como faço para me tornar docente permanente doPPGFís?

Para ser credenciado como Docente (Permanente ou Colaborador) do PPGFís, é necessário possuir o título de Doutor(a) e satisfazer as condições para atribuição de quota de orientação definidas na Resolução 01/2021.

As solicitações de credenciamento devem ser acompanhadas do curriculum vitae (Plataforma Lattes) do candidato(a) e serão analisadas em reunião pela CPG. Os docentes que se enquadrem nos critérios serão pré-credenciados, a política da CPG é só aumentar o corpo docente quando há aluno interessado na orientação. Após um aluno(a) solicitar sua orientação, o professor(a) deve encaminhar seu pedido de credenciamento como Docente Permanente.

Posso ser docente do ppgfís mesmo não tendo um vínculo ativo como docente da UFRGS?

Sim. Um pesquisador(a) doutor(a) não pertencente à UFRGS pode ser credenciado(a) somente como Docente Colaborador. Para tal, além de satisfazer as condições para atribuição de quota de orientação referidas na Resolução 01/2021, deve manter colaboração ativa com algum grupo de pesquisa do IF-UFRGS.

Como é o procedimento de credenciamento de coorientador?

O co-orientador(a) é definido como sendo aquele docente ou pesquisador(a), com título de doutor(a) ou equivalente, chamado a contribuir com competência complementar aquela do orientador(a), considerada necessária à realização do projeto acadêmico do aluno(a) de pós-graduação.

Para solicitar a inclusão do coorientador(a), respeitados os prazos determinados, é necessário que o orientador(a) envie uma carta à CPG solicitando a inclusão, justificando a necessidade de complementação, e uma cópia do currículo lattes do coorientador(a). Essa solicitação é avaliada pela CPG.

Segundo a CAMPG. o prazo máximo para designação e registro de coorientador é de até 15 (quinze) meses contados a partir do ingresso do aluno de mestrado e de até 30 (trinta) meses contados a partir do ingresso do aluno de doutorado.

Quais os requisitos mínimos para permanência de um membro do corpo docente do PPGFís?

Para docentes permanentes:

  • É exigido, no mínimo, a publicação média de 2 artigos com índice de impacto acima de 2,5 por ano, nos últimos 3 anos.

Para docentes colaboradores:

  • Manter colaboração ativa com algum grupo de pesquisa do IF-UFRGS.
Como faço para submeter proposta de disciplina no PPGFís?

Para submeter proposta de disciplina no PPGFís, é necessário que o docente possua credenciamento aprovado para docência ou credenciamento para ministrar uma disciplina específica no programa, com aprovação da CPG.

O envio das propostas de disciplinas é feito via sistema e deve passar pela avaliação e aprovação da CPG.

Perguntas Frequentes

Qual o prazo mínimo para solicitação de banca de defesa da dissertação de mestrado, exame de qualificação e tese de doutorado?
  • A Defesa da Dissertação de Mestrado deverá ser solicitada pelo orientador com prazo de pelo menos 20 dias a partir da definição da Banca Examinadora pela CPGFís.
  • A Defesa do Exame de Qualificação ao Doutorado deverá ser solicitada pelo orientador com prazo de pelo menos 30 dias a partir da definição da Banca Examinadora pela CPGFís.
  • A Defesa da Tese de Doutorado deverá ser solicitada pelo orientador com prazo de pelo menos 30 dias a partir da definição da Banca Examinadora pela CPGFís.
Quais documentos devem ser enviados a cpgfís para solicitação de banca de defesa da dissertação de mestrado, exame de qualificação e tese de doutorado?

Para dissertação de mestrado:

  • Formulário de Solicitação de Formação de Banca para Defesa de Dissertação de Mestrado onde deverá constar a sugestão de pelo menos 6 (seis) nomes para composição da Banca Examinadora, sendo pelo menos 2 (dois) externos ao PPGFís (Caso seja de interesse do solicitante, pode ser escolhido um suplente externo);
  • Cópia PDF da forma final da Dissertação de Mestrado;
  • Resumo simplificado estilo nota de imprensa (press release)
  • Curriculum Lattes de cada membro externo sugerido.

Para exame de qualificação:

  • Formulário de Solicitação de Formação de Banca para Defesa do Exame de Qualificação ao Doutorado onde deverá constar a sugestão de pelo menos 6 (seis) nomes para composição da Banca Examinadora, sendo 2 (dois) externos à UFRGS e 4 (quatro) pertencentes ao corpo docente do PPGFís;
  • Cópia PDF da forma final do Exame de Qualificação ao Doutorado;
  • Curriculum Lattes de cada membro externo sugerido.

Para tese de doutorado:

  • Formulário de Solicitação de Formação de Banca para Defesa de Tese de Doutorado onde deverá constar a sugestão de pelo menos 7 (sete) nomes para composição da Banca Examinadora, sendo pelo menos 3 (três) externos à UFRGS (Caso seja de interesse do solicitante, pode ser escolhido um suplente externo);
  • Cópia PDF da forma final da Tese de Doutorado;
  • Resumo simplificado estilo nota de imprensa (press release)
  • Cópia(s) PDF de pelo menos um artigo, publicado ou aceito para publicação, contendo resultados do trabalho relatado na Tese de Doutorado, com a comprovação correspondente;
  • Curriculum Lattes de cada membro externo sugerido.
Quem pode ser membro de bancas examinadoras do PPGFís?

Os membros da Banca Examinadora devem ser pesquisadores ativos em Física ou área compatível com o tema da Dissertação/Tese e, preferencialmente, ter experiência em orientação de estudantes de Pós-Graduação.

Os membros da banca podem participar de forma remota?

Sim, conforme a legislação vigente na UFRGS, a participação de membros da Banca Examinadora pode ser presencial ou por videoconferência.

Quando é feita a divulgação do resultado da defesa de dissertação/exame/tese?

Imediatamente após a defesa da Dissertação/Exame/Tese (apresentação oral e arguição), a Banca Examinadora, em reunião fechada e exclusiva, informará sua decisão em ata, conforme padrão disponibilizado pela CPGFís.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE NOSSA PÁGINA DE REGULAMENTAÇÕES.