As Freqüências das Notas Musicais:




O som que nós chamamos de música consiste em uma sequência de freqüências simples ou uma sequência de freqüências sobrepostas tocadas num único som. As notas puras tem a forma de onda igual (dentro de um mesmo instrumento) e a afinação é dada por uma determinada freqüência. A escala musical é uma série ascendentes de notas com um intervalo de freqüência definidos. Na escala ocidental temperada o intervalo de uma oitava (o primeiro múltiplo inteiro de uma freqüência) é dividido em 12 partes iguais chamados semitons.


O som mais grave que normalmente um ser humano consegue ouvir é 16Hz e normalmente o mais agudo é 16kHz (16000Hz) para uma pessoa jovem e 12kHz para uma pessoa mais velha.



A escala musical é dividia em 12 notas com a distância entre duas notas consecutivas é iguas a 1/2 TOM ou 1 SEMITOM.


O intervalo de 2 SEMITOMS é chamado de 1 TOM. Com isso podemos medir qualquer intervalo numa oitava!



Normalmente temos como referência a nota como 440Hz. A razão entre duas notas separadas por 1 SEMITON é igual a 1,066666... . Isto quer dizer que para sabermos qual será a freqüência da nota LÁ sustenido (A#) basta multiplicar 440 por 1,06666!



A figura acima mostra as faixas de freqüências que os instrumentos de uma orquestra e que as vozes de cantores líricos abrangem.