Transmutação Nuclear e Reação em Cadeia



Transmutação nuclear : é a transformação de um nuclídeo em outro, provocada pelo bombardeamento com uma partícula.

Tal reação pode resultar numa agregação ao nuclídeo da partícula usada no bombardeio com liberação (ou não) de partículas a, b e/ou radiação g. Exemplo:

2a4 +7N14 g 8O17 + +1p1

Ou pode resultar na ruptura do nuclídeo. Tal reação chama-se Fissão Nuclear. A energia que mantinha juntos os nuclídeos resultantes é liberada na maior parte em energia térmica:


Um exemplo de fissão nuclear é o resultado do bombardeio ao núcleo de urânio-235 (grande nuclídeo) por nêutrons, que se divide em dois nuclídeos menores. Na realidade, em cada reação de fissão nuclear resultam, além dos núcleos menores, dois a três nêutrons, como conseqüência da absorção do nêutron que causou a fissão. Torna-se, então, possível que esses nêutrons atinjam outros núcleos de urânio-235, sucessivamente, liberando muita energia térmica. Tal processo é denominado reação de fissão nuclear em cadeia ou, simplesmente, reação em cadeia:


Quando um átomo de urânio-235 sofre fissão, vários produtos podem se formar. Alguns exemplos são:


A energia liberada numa reação de fissão nuclear é muito grande, muito maior do que as energias liberadas nas reações químicas como, por exemplo, uma combustão, que também é uma reação em cadeia.

Pelos dados da próxima tabela é possível calcular que 1g de urânio-235 equivale, sob o ponto de liberação de energia, a 30t de TNT.

ProcessoEnergia Liberada (kj/g)
Fissão do 92U2358,4 . 107
Emissão a pelo 88Ra226 2,0 . 106
Explosão de TNT2,8



Próximo