Experimento: Produção de Ondas Estacionárias

 

Material utilizado:
Software de geração de sinais "Sine Wave Generator".
Caixa de som do microcomputador
Alto-falante com suporte para colocar o fio
Base de madeira com polia
Fios de nylon, barbante e cobre de diferentes diâmetros e densidades
Pesos diversos
Microcomputador

Montagem do equipamento:

Nesta atividade o alto-falante será utilizado para gerar ondas estacionárias na corda, devendo ficar sobre a base de madeira. Ao ligar a caixa de som, ajuste seu volume para o máximo, para que a onda gerada na corda tenha á máxima amplitude. A chave liga-desliga, que se encontra na lateral da caixa, deverá ser colocada na posição desliga.

Ajuste o fio sobre a polia de modo que o peso fique suspenso.

Sugere-se que diferentes grupo trabalhem com diferentes valores para o peso suspenso e diferentes cordas, de tal modo que ao final possa-se explorar situações física diferentes.

Procedimento experimental

1. Ao inicializar o software gerador de sinais Sine, ajuste o botão "level" em 255. Para variar a freqüência, selecione a tecla 4 - 40 Hz ajustando o valor nas teclas + e - até que seja visualizada uma onda estacionária com um ventre, ou seja, o harmônico fundamental. Anote na tabela abaixo os valores encontrados.

Em discussão com seus colegas e professor, procure construir a tabela que será utilizada para organizar os dados coletados. Faça a experiência e compare o resultado obtido para a velocidade de propagação da onda na corda com o de seus colegas. Necessariamente os valores deveriam ser os mesmos.

Vamos relacionar agora o que você fez anteriormente com os instrumentos de corda:

1. Para que serve a cravelha do violão?

2. Ao aumentar a tensão do fio, você obteve freqüências maiores ou menores?

3. Quando fazemos vibrar cordas de mesmo comprimento , porem de densidades lineares diferentes (de diâmetros diferentes), o que você perceberá em relação a freqüência produzida?

 

Voltemos ao índice.