APÊNDICE 2 - Como construir um mapa conceitual.
1. Identifique os conceitos-chave
do conteúdo que vai mapear e ponha-os em uma lista. Limite entre 6 e 10 o
número de conceitos.
2.Ordene os conceitos, colocando o(s)
mais geral(is), mais inclusivo(s), no topo do mapa e, gradualmente vá agregando
os demais até completar o diagrama de acordo com o princípio da
diferenciação progressiva.
3. Se o mapa se refere, por exemplo
um parágrafo de um texto, o número de conceitos fica limitado pelo próprio
parágrafo. Se o mapa incorpora também o s eu conhecimento sobre o assunto,
além do contido no texto, conceitos mais específicos podem ser incluídos no
mapa.
4.Conecte os conceitos com linhas e
rotule essas linhas com uma ou mais palavras-chave que explicitem a relação
entre os conceitos. Os conceitos e as palavras-chave devem formar uma
proposição que expresse o significado da relação.
5. Evite palavras que apenas indiquem
relações triviais entre os conceitos. Busque relações horizontais e
cruzadas.
6. Exemplos podem ser agregados ao
mapa, embaixo dos conceitos correspondentes. Em geral, os exemplos ficam na
parte inferior do mapa.
7. Geralmente, o primeiro intento de
mapa tem simetria pobre e alguns conceitos acabam mal situados em relação a
outros que estão mais relacionados.
8. Talvez neste ponto você já
comece a imaginar outras maneiras de fazer o mapa. lembre-se que não há um
único modo de traçar um mapa conceitual. A medida que muda sua compreensão
sobre as relações entre os conceitos, ou à medida que você aprende, seu mapa
também muda. Um mapa conceitual é uma coisa dinâmica. refletindo a
compreensão de quem faz no momento em que o faz.
9. Compartilhe seu mapa com seus
colegas e examine os mapas deles,. Pergunte o que significam as relações,
questione a localização de certos conceitos, a inclusão de alguns que não
lhe parecem importantes, a omissão de outros que você julga fundamentais. O
mapa conceitual é um bom instrumento para compartilhar, trocar e
"negociar" significados.